Do site da FUP |
Não
há falta de dinheiro na Previdência, que é financiada pelo orçamento da
Seguridade Social. A fórmula 85/95 é “muito melhor” que a situação
atual das aposentadorias, mas não é nenhuma “concessão extraordinária”. O
Brasil não tinha crise econômica, mas o Plano Levy tratou de criar uma.
Opiniões de Eduardo Fagnani, amparadas em dados. Leia a entrevista
publicada originalmente no Portal da CUT.
A
imprensa e os analistas conservadores têm dito que a fórmula 85/95,
apesar de até reconhecerem que vai facilitar a vida dos futuros
aposentados, vai prejudicar as contas do País, inclusive produzindo
desconfiança nas agências de risco e classificação. Isso é verdade?
Fagnani:
Em geral, especialmente no tocante à Previdência, eles cometem uma
desonestidade intelectual. Eu acho que há sempre um conflito de
interesses, porque em geral eles têm ligações com o sistema financeiro,
seja como clientes, seja como parte do conglomerado. Eu andei vendo uns
números que eu fiquei absolutamente assustado. Esses números que estão
sendo divulgados são falsos. Ninguém tem esses números.
Que tipo de números?
Têm
sido divulgados números sobre o impacto nas contas da Previdência. São
números que sequer o Ministério da Previdência ainda tem, sobre a
análise desse impacto. Na verdade eles continuam fazendo um terrorismo
econômico com a Previdência, porque há outra razão: a Previdência é o
maior investimento social que existe, de 8% do PIB. Então o que está em
jogo é capturar esses recursos, retroceder nesses direitos para capturar
esses recursos.
Privatizar?
É
capturar o recurso, quer dizer, você suprime direitos, faz uma nova
reforma da Previdência, ela vai deixar de gastar um tanto, então você
pode gastar esse dinheiro com a questão financeira. Esse que é o jogo.
Já desde a Constituição de 1988 há essa tentativa de demonizar a
Previdência.
A Previdência é a Geni da República, porque ela é o maior
gasto social. Isso eles nunca aceitaram. A gente tem visto mitos sobre
isso que não correspondem à realidade. Desde o mito que existe déficit,
de que no Brasil não existe idade mínima, e por aí vai. No caso do
fator, o que a gente tem de entender é o seguinte...
No caso do fator ou da fórmula 85/95?
No
caso do fator previdenciário, as aposentadorias por tempo de
contribuição tendem a ser residuais no futuro. Porque esse tipo de
aposentadoria diz respeito a pessoas que entraram no mercado de trabalho
quando o mercado ainda dava alguma segurança.
Então as pessoas ficavam
muito tempo num mesmo emprego. Dos anos 90 pra cá, a tendência é que
dificilmente um trabalhador fique num mesmo emprego, no mercado formal,
por 35 anos. Os dados do ministério (da Previdência) mostram
que em 2011, por exemplo, 55% das aposentadorias foram por idade. 17%
por invalidez.
E as aposentadorias por tempo de contribuição, que são
essas do fator, o estoque é de 28%. Então, a tendência é de que cada vez
mais as aposentadorias por idade sejam preponderantes. Desde a emenda
constitucional 20 de 98, há duas formas de se aposentar. Uma é por
idade, 65 anos homem e 60 mulher.
65 anos homem e 60 mulher?
Existe
a aposentadoria por idade. 65 anos homens e 60 mulheres, mais 18 anos
de contribuição. Esta forma tende a ser a aposentadoria preponderante,
pelas características do mercado de trabalho.
A fórmula 85/95 dá, por
exemplo, numa conta hipotética e simplificada, 60 anos de idade mais 35
de contribuição. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Não existe
lugar nenhum no mundo em que você tem de comprovar tanto tempo de
contribuição e de idade.
Se você pegar os países europeus, em geral, a
aposentadoria é em torno de 60, 62 anos, 65 no máximo, e muitos nem
exigem tempo de contribuição, exigem só tempo de trabalho.
Por exemplo?
Vários. Na Dinamarca, a idade mínima de aposentadoria é 65 anos. A França é 62.
Mas sem pedir tanto tempo de contribuição.
São
muito poucos os países que exigem tempo de contribuição. O que eu quero
dizer é que as regras brasileiras não são uma jabuticaba, não são um
ponto fora da curva.
Já são extremamente restritivas. Se você comparar a
realidade socioeconômica e demográfica desses países... Como eu vou
comparar a situação de um país europeu, do ponto de vista da renda per
capita e do PIB com o Brasil?
Não obstante, nós já temos desde 1998 essa
regra de 65 e 60 anos por idade. Mais a exigência de contribuição,
nossas regras são bem mais rígidas que as desses países. Especialmente
quando se leva em conta a expectativa de vida. Se levada em consideração
a exigência de tempo de contribuição, estamos em patamar semelhante ao
dos Estados Unidos, 35 anos.
No Brasil, então, na situação menos severa, temos de ter no mínimo 18 anos de contribuição, o que já é bastante draconiano.
Em 1998 (na reforma previdenciária pretendida pelo governo FHC),
eles queriam estabelecer 65 e 60 anos, mais 35 anos de contribuição, o
que seria a hipótese mais restritiva do mundo. Mas a resistência a essa
ideia forçou e deu origem a duas formas de contribuição.
Ou você se
aposenta com 65 ou 60 anos e mais 18 anos de contribuição, ou você se
aposenta com 35 ou 30 anos de contribuição, considerando ainda as
variações do fator previdenciário.
O que eu quero dizer é que afirmam
que no Brasil não existe aposentadoria por idade, que não existe idade
mínima. Isso é mentira. Não dá para comparar a realidade dos países, mas
nos dois casos temos fórmulas semelhantes aos países escandinavos.
Não dá pra comparar porque é bem mais fácil chegar aos 60 ou 65 anos na Suécia do que no Brasil.
Não
dá pra comparar porque a distribuição de renda lá é bem melhor. O
Brasil tem a 15ª pior distribuição de renda do mundo. Não dá para
comparar um país de capitalismo tardio, subdesenvolvido, com países
desenvolvidos, em termos de PIB per capita.
Embora as diferenças sociais
sejam abissais, nós já temos desde 1998 um padrão de exigência
semelhante aos dos países desenvolvidos.
A fórmula 85/95, então, suaviza a situação atual, mas continua sendo bastante rígida?
Ainda está dentro de um padrão clássico.
Mas você acha a fórmula 85/95 melhor e, se sim, que pontos positivos você vê?
É
claro que a 85/95 é muito melhor do que o fator. É muito melhor porque
não penaliza as pessoas. Não há dúvida alguma que é melhor. Mas isso não
é nada absurdo em relação ao que existe em países desenvolvidos.
Então
você está consertando, mas não está concedendo nada de extraordinário em
relação à realidade internacional. E o impacto financeiro disso tende a
ser cada vez menor no futuro, pois as pessoas cada vez mais vão se
aposentar por idade.
No
início da entrevista, você dizia que ninguém tem números confiáveis para
dizer qual o impacto que a 85/95 vai ter nas contas da Previdência.
Nem o ministério tem. O próprio Levy (Joaquim Levy, ministro da Fazenda), diz que ainda estão fazendo os cálculos.
Então, não temos também certeza se não causará impacto negativo...
Haverá impacto, mas não esses que algumas pessoas estão dizendo. Não será nada significativo como andam dizendo.
Esse
impacto pode ser compensado pelo aumento da arrecadação advindo de
melhores aposentadorias no futuro, de mais dinheiro no bolso?
É
difícil dizer. Mas olha, a questão é: vai quebrar a Previdência? Não
vai quebrar porque, esse é outro mito, a Previdência não tem déficit.
Isso é outra desonestidade intelectual que se comete. Não existe déficit
nas contas da Previdência à luz da Constituição.
A Previdência é parte
da Seguridade Social, não é com a contribuição dos trabalhadores urbanos
que se financia a Previdência. A aposentadoria urbana é superavitária,
mas não é ela que cobre a aposentadoria rural. Artigo 194 da
Constituição. O que financia a aposentadoria urbana, rural, saúde,
assistência social e seguro-desemprego é a folha de salários do
empregador e do empregado, é a Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), é a contribuição sobre o lucro e o PIS-PASEP.
Isso está na Constituição. E os estudos da ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil),
a única instituição que faz essa conta, mostram que a Seguridade Social
sempre foi superavitária. Em 2013, foi superavitária em R$ 60 bilhões,
mesmo com a Desvinculação das Receitas da União, que tira R$ 20 bilhões
dessa receita. Existe dinheiro para isso. Esse dinheiro é desviado.
Segundo ponto: se você quiser financiar isso, por que não acaba com a
desoneração sobre a folha para as empresas, que a meu ver foi um erro do
governo? Em 2014, essa desoneração patronal está retirando da
Seguridade R$ 25 bilhões.
Há outras formas de obter dinheiro para esse fim?
A
Receita Federal estima que só em renúncias fiscais, em 2014, serão R$
260 bilhões. Equivalem a praticamente 25% das receitas da União que se
deixa de arrecadar, só com essas concessões. As desonerações chegam a
quase 5% do PIB. Essa ideia de que não tem dinheiro é uma falácia. Por
que você não renegocia 30% dessas renúncias? Seriam quase R$ 80 bilhões.
Eu nem quero falar em reforma tributária, que é taxar dividendos,
fortunas. O ajuste fiscal poderia se dar por aí. Então, esse argumento
de que vai quebrar, vai quebrar, vai quebrar, não tem justificativa.
Outro
dia um especialista em contas públicas afirmou à imprensa que a fórmula
85/95 será vista com maus olhos pelas agências de risco internacionais.
Quem são essas agências e como escapar da influência delas?
Essas agências de risco são organizações totalmente desacreditadas. Os bancos americanos que quebraram em 2008 tinham triplo A (nota máxima dada pelas agências, espécie de atestado de boa administração e confiabilidade).
Essas agências são espadas que se colocam sobre a cabeça dos países
subdesenvolvidos, exigindo superávit primário. O que está em jogo é uma
decisão política, de soberania nacional.
A Argentina tomou algumas medidas de enfrentamento, e está sofrendo um bocado.
Olha,
eu não sou ingênuo de achar que temos uma correlação de forças
favorável. Mas dizer que não temos alternativa é outra coisa. Eu citei
só duas, a revisão de parte das renúncias fiscais e a taxação de grandes
fortunas.
Superávit primário não se consegue apenas com redução de
despesas. Porque, se não tem mais onde cortar gastos ou investimentos,
onde se ataca? Os direitos sociais, como é o caso das MPs 664 e 665. Por
que não aumentar receitas em lugar de cortar direitos sociais?
Mesmo
que não fizéssemos essa revisão das renúncias fiscais nem taxássemos as
grandes fortunas, e apenas aprovássemos a 85/95, ainda assim não
quebraríamos o País?
Imagina,
isso é uma estultice sem tamanho. Isso é terrorismo econômico. É como
se o País não tivesse alternativa. Você tem essas alternativas de que
falamos e ainda tem a alternativa de o País crescer. Se o País crescer,
aumentam as receitas. O Brasil foi o país que mais fez superávit
primário no mundo de 2007 a 2013. Porque a economia crescia.
E
mesmo assim, não tivemos nenhuma concessão por parte das agências de
risco. Poderíamos seguir a cartilha a vida toda e ainda assim seríamos
punidos.
Com essa gente,
quando mais se dá, mais eles querem. Isso foge um pouco da nossa pauta,
mas o fato é que nosso governo não soube se defender. Por exemplo. Essa
crise de que tanto falam. Essa crise não existe.
Essa é uma crise
fabricada. No final de 2014, nossa taxa de desemprego é de 4,8%. Que
país do mundo tem uma taxa de 4,8% de desemprego? Nenhum. Como se pode
dizer que estávamos numa crise? Relação dívida líquida e PIB, 35%. Qual a
relação dívida líquida e PIB na Europa? 150%, em média. Japão? 200%.
Eles devem dois PIBs, a Europa deve um PIB e meio. Como é que nós
estamos em crise?
Isso no final de 2014?
Sim.
Repare, há uma crise internacional, e nós não somos uma ilha, então há
reflexos aqui dentro. Acho que precisávamos fazer um ajuste. Mas não
esse ajuste que o governo propôs. Agora sim, em 2015 vai haver crise.
Estamos no quarto mês seguido de queda na produção industrial, a renda
do trabalhador caiu 4% em relação a março do ano passado. Agora sim, nós
vamos ter uma crise. O pacote do Levy corta gastos, corta
investimentos, freia a Caixa, freia o Banco do Brasil, freia o BNDES.
O
que eu quero insistir é que esse argumento das agências de risco que vai
ter crise fiscal, crise sem precedentes, isso esse pessoal fala desde
1988. É a tese do “país ingovernável”. O que os economistas do mercado
diziam sobre aumentar o salário mínimo? “Vai quebrar a Previdência”. E o
que aconteceu?
Aumentamos o salário mínimo 70% acima da inflação e a
Previdência urbana é superavitária. Terrorismo puro.
Você tem ideia do tamanho desse superávit?
Em
2012, que são números que tenho, a Previdência urbana teve superávit de
R$ 25 bilhões, tirando as renúncias. Mas se você colocar as renúncias, o
superávit foi de R$ 40 bi. Em 2007, o ministro Nelson Barbosa enfrentou
essa questão.
Ele disse que se o governo quisesse fazer renúncia, que
cobrisse o valor com recursos do Tesouro. A partir dali o ministério
começou a fazer esse cálculo das renúncias.
A Previdência tem tido
superávit porque o Brasil vinha crescendo. Agora sim, podemos ter
problemas, mas não por causa do fator, mas porque vamos produzir uma
recessão, por causa da redução de receitas vinda desse pacote.
Vamos
fazer um exercício de imaginação. Se as medidas recessivas adotadas
fossem suspensas a partir deste momento, quanto tempo levaríamos para
eliminar os efeitos negativos?
Esse
é um problema. Eu discordo dessa ideia do governo de que vamos fazer um
ajuste agora e depois o País vai voltar a crescer. Isso não existe em
economia.
Economia é feita de expectativas, então quando você diz “vou
puxar o freio”, todas as previsões que os empresários farão nos próximos
anos serão de puxar o freio. Desfazer essas expectativas leva um tempo.