Foto Samuel Pinheiro / Agência O Globo |
Sindicato denuncia que 20 funcionários passaram mal na refinaria.
Trabalhadores da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, podem ter sido contaminados pela água da empresa. De acordo com o Sindicato dos Petroleiros de Caxias (Sindipetro Caxias), 20 pessoas que beberam água ou tomaram banho na madrugada de segunda-feira tiveram diarreia, coceiras e irritações na pele. A água teria amônia, gás sulfídrico e querosene.
De acordo com o presidente do Sindipetro Caxias e diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Simão Zanardi, a água de uso industrial se misturou à potável, que acabou contaminada. Na quarta pela manhã, três mil trabalhadores protestaram na porta da Reduc, que só então suspendeu as atividades de dez mil de seus 12 mil contratados, de acordo com o sindicato. Segundo funcionários, a refinaria opera sem água, e distribuiu quentinhas e garrafas de água mineral.
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou que falhas na operação e um pico no fornecimento de energia elétrica teriam causado os problemas. Esgoto sem tratamento pode ter sido jogado na Baía de Guanabara. Na quinta, técnicos do Inea farão nova inspeção na Reduc.
Agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente também fizeram vistoria na refinaria. E o procurador do Trabalho Renato Silva Baptista enviou ofícios exigindo explicações da Petrobras e pedindo fiscalização urgente ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Já a Petrobras informou que foi identificada e solucionada contaminação no sistema de água potável da Reduc, mas o abastecimento está normalizado. O problema não atrapalhou a operação da refinaria.