"Por primeiro, há de se ter em conta que uma Lei de Anistia como a ora analisada tem POR NATUREZA a REPARAÇÃODE UMA INJUSTIÇA e não a concessão de uma graça ou perdão. Ou seja, NÃO SE TRATA de uma boa vontade ou de UM FAVOR feito pelo Estado, mas sim do RECONHECIMENTO DE UM ERRO, DE UMA INJUSTIÇA PRATICADA."
Dr. José Dias Tofolli

Atual MINISTRO DO STF
Em despacho sobre o parecer da AGU

ANISTIA

#Governo do PT! Reconstruindo o Brasil!!

19 de abr. de 2010

Um pouco de história de lutas.

Alguns de vocês talvez estranhem as fotos e homenagens ao companheiro Wilton Quadros, da PETROFLEX. Acontece que esse companheiro junto com o companheiro Ernani, ambos demitidos da PETROFLEX, foram as duas pessoas que começaram o movimento dos petroquimicos, que mais tarde ganhou um nome (MOPEDE). O Ernani me procurou, a pedido do Wilton, em FEVEREIRO de 2003. Wilton nunca se conformou com a demissão e ao elegermos LULA presidente achou que era a hora de retomar os empregos perdidos. Ao me procurar, iniciamos um processo de busca das pessoas que foram demitidas. Com a ajuda do companheiro Salvador, diretor do sindiquimica, encontramos 383 endereços. Junto ao gabinete do Vereador Eliomar Coelho (naquela época, no PT - hoje no PSOL) mandamos cartas para essas pessoas. À primeira reunião compareceram 52 pessoas, no SINDIQUIMICA/CAXIAS. Começava ali toda a caminhada nossa, rumo as anistias, concretizada agora com a publicação das portarias de retorno.
Através de contatos com políticos e lideranças fomos a Brasilia. Nesse momento já estava comigo e com Wilton, o Sr. Carlos Alves (posteriormente viemos a nos separar).
Várias pessoas nos ajudaram. mesmo correndo o risco de esquecer alguém, gostaria de citar alguns nome.
Fonseca - Ex- presidente do SINDIPETRO/CAXIAS
Serjão - atualmente diretor do SINDIPETRO/CAXIAS
Simão - atual presidente do SINDIPETRO/CAXIAS
Senador Saturnino Braga
Virginia, secretária do senador
Dep. Chico Alencar
Sr. Anival - chefe de gabinete de Saturnino
Dr. Alexandre Freitas - atualmente na PETROS
Companheiros da FUP - Carrara / Moraes / Hélio / Caetano / Silvio / Gildásio
Toda a direção do SINDIPETRO de Macaé.
Toda a direção do SINDIPETRO/RJ
Companheiras Leila Pezzin e Lilian, anistadas da INTERBRÁS
Os companheiros Paulo Newland e Fernando Charlier, da INTERBRÁS
A companheira Hilza, anistiada da INFRAERO
Companheiro Walter Bahia - Anistiando da PETROBRÁS
Srs. Nelson Santos e Silvio Santos à época assessores especiais da Presidência da República.
A "Mary Help" (na época assessora do Chico Alencar)
Aos pouco vou acrescentar outros nomes que estão fugindo agora.
Claro que não posso deixar de citar Arlindo e Monteiro que, nessa reta final, tomaram para si a responsabilidade de entrar em contato com Brasilia (e aí conquistaram o apoio do Dep. Chico D´Angelo) contato esse que, por conta de divergências intransponíveis, havia sido abandonado.
Enfim, também serve como um desabafo. Eu fui indeferido. Só o PL 5030 pode me anistiar. Mas não abandonei a luta. Não me entreguei a nehuma circunstância (nem as dificuldades financeiras tem me tirado da luta). Estou aqui e vou estar até que o último demitido por collor tenha voltado a recuperar a dignidade. As homenagens que presto aqui, e em especial a Wilton é porque é necessário, neste país, aprendermos a reconhecer, QUEM REALMENTE LUTA E NUNCA TRAIU SEUS PARES nem se rendeu a nenhuma proposta que não fosse estarmos todos juntos.
Obrigado a todos.
Paulo Morani
PS. Um agradecimento especial a minha namorada, que tem me apoiado INCONDICIONALMENTE.
03/12/2009