Alguns de vocês talvez estranhem as fotos e homenagens ao companheiro Wilton Quadros, da PETROFLEX. Acontece que esse companheiro junto com o companheiro Ernani, ambos demitidos da PETROFLEX, foram as duas pessoas que começaram o movimento dos petroquimicos, que mais tarde ganhou um nome (MOPEDE). O Ernani me procurou, a pedido do Wilton, em FEVEREIRO de 2003. Wilton nunca se conformou com a demissão e ao elegermos LULA presidente achou que era a hora de retomar os empregos perdidos. Ao me procurar, iniciamos um processo de busca das pessoas que foram demitidas. Com a ajuda do companheiro Salvador, diretor do sindiquimica, encontramos 383 endereços. Junto ao gabinete do Vereador Eliomar Coelho (naquela época, no PT - hoje no PSOL) mandamos cartas para essas pessoas. À primeira reunião compareceram 52 pessoas, no SINDIQUIMICA/CAXIAS. Começava ali toda a caminhada nossa, rumo as anistias, concretizada agora com a publicação das portarias de retorno.
Através de contatos com políticos e lideranças fomos a Brasilia. Nesse momento já estava comigo e com Wilton, o Sr. Carlos Alves (posteriormente viemos a nos separar).
Várias pessoas nos ajudaram. mesmo correndo o risco de esquecer alguém, gostaria de citar alguns nome.
Fonseca - Ex- presidente do SINDIPETRO/CAXIAS
Serjão - atualmente diretor do SINDIPETRO/CAXIAS
Simão - atual presidente do SINDIPETRO/CAXIAS
Senador Saturnino Braga
Virginia, secretária do senador
Dep. Chico Alencar
Sr. Anival - chefe de gabinete de Saturnino
Dr. Alexandre Freitas - atualmente na PETROS
Companheiros da FUP - Carrara / Moraes / Hélio / Caetano / Silvio / Gildásio
Toda a direção do SINDIPETRO de Macaé.
Toda a direção do SINDIPETRO/RJ
Companheiras Leila Pezzin e Lilian, anistadas da INTERBRÁS
Os companheiros Paulo Newland e Fernando Charlier, da INTERBRÁS
A companheira Hilza, anistiada da INFRAERO
Companheiro Walter Bahia - Anistiando da PETROBRÁS
Srs. Nelson Santos e Silvio Santos à época assessores especiais da Presidência da República.
A "Mary Help" (na época assessora do Chico Alencar)
Aos pouco vou acrescentar outros nomes que estão fugindo agora.
Claro que não posso deixar de citar Arlindo e Monteiro que, nessa reta final, tomaram para si a responsabilidade de entrar em contato com Brasilia (e aí conquistaram o apoio do Dep. Chico D´Angelo) contato esse que, por conta de divergências intransponíveis, havia sido abandonado.
Enfim, também serve como um desabafo. Eu fui indeferido. Só o PL 5030 pode me anistiar. Mas não abandonei a luta. Não me entreguei a nehuma circunstância (nem as dificuldades financeiras tem me tirado da luta). Estou aqui e vou estar até que o último demitido por collor tenha voltado a recuperar a dignidade. As homenagens que presto aqui, e em especial a Wilton é porque é necessário, neste país, aprendermos a reconhecer, QUEM REALMENTE LUTA E NUNCA TRAIU SEUS PARES nem se rendeu a nenhuma proposta que não fosse estarmos todos juntos.
Obrigado a todos.
Paulo Morani
PS. Um agradecimento especial a minha namorada, que tem me apoiado INCONDICIONALMENTE.
03/12/2009