"Por primeiro, há de se ter em conta que uma Lei de Anistia como a ora analisada tem POR NATUREZA a REPARAÇÃODE UMA INJUSTIÇA e não a concessão de uma graça ou perdão. Ou seja, NÃO SE TRATA de uma boa vontade ou de UM FAVOR feito pelo Estado, mas sim do RECONHECIMENTO DE UM ERRO, DE UMA INJUSTIÇA PRATICADA."
Dr. José Dias Tofolli

Atual MINISTRO DO STF
Em despacho sobre o parecer da AGU

ANISTIA

#Governo do PT! Reconstruindo o Brasil!!

5 de abr. de 2013

Sérgio Mendonça não comparece à audiência do MPT e procuradora determina agendar nova data

Anistiados da ABIN

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, não compareceu à audiência do Ministério Público do Trabalho (MPT) ontem, para prestar esclarecimentos sobre o congelamento salarial dos anistiados reintegrados à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) que ficaram à margem do reajuste concedido aos demais anistiados que foram enquadrados na tabela anexa ao Decreto nº 6.657/2008, como determina o art. 310 da Lei 11.907/2009. Mendonça enviou um ofício informando que já tinha um compromisso para o horário marcado, às 14h30.

A procuradora do Trabalho, Paula de Ávila e Silva Porto Nunes, determinou que a assessoria entre em contato com a Secretaria de Relações do Trabalho para agendar data para a reunião com o secretário, com o escopo de buscar esclarecimentos e possível solução extrajudicial quanto aos reajustes dos empregados anistiados da ABIN. Após o agendamento da reunião, o MPT deve comunicar ao Sindsep-DF a data da audiência.

Caso o secretário mantenha a postura de esquivar-se das audiências designadas pelo MPT, é possível que o Ministério Público do ingresse com Ação Civil Pública com o fim de resguardar os direitos dos empregados anistiados que se encontram nesta situação.

No dia 11/03 foi realizada audiência com os representantes do Sindsep-DF e o servidor José Alves da Silva Filho, representando os anistiados da ABIN; Antônio Carlos Silva Matos, representando a ABIN; e Ciro Carvalho Miranda, representando a Advocacia-Geral da União (AGU). A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) também estava presente.

Na ocasião, o representante da ABIN informou à procuradora que o reenquadramento dos 189 anistiados da ABIN foi feito utilizando os dados de remuneração e nível referentes às datas das demissões. A direção do Sindsep-DF informou à procuradora que anistiados de outros órgãos da Administração Pública Direta também estão sem reajuste desde que retornaram ao serviço público.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF