"Por primeiro, há de se ter em conta que uma Lei de Anistia como a ora analisada tem POR NATUREZA a REPARAÇÃODE UMA INJUSTIÇA e não a concessão de uma graça ou perdão. Ou seja, NÃO SE TRATA de uma boa vontade ou de UM FAVOR feito pelo Estado, mas sim do RECONHECIMENTO DE UM ERRO, DE UMA INJUSTIÇA PRATICADA."
Dr. José Dias Tofolli

Atual MINISTRO DO STF
Em despacho sobre o parecer da AGU

ANISTIA

#Governo do PT! Reconstruindo o Brasil!!

22 de abr. de 2014

Presidente da Petrobras apresenta cronologia das negociações de Pasadena

Graça Foster ressalta que, desde 2006, houve diversas alterações no cenário econômico e no mercado de petróleo
A presidente Graça Foster apresentou a cronologia das negociações entre a Petrobras e a Astra. O Conselho de Administração da Petrobras aprovou em 2006 a compra de 50% de participação em Pasadena, pelo valor de US$ 350 milhões. 

Na ápoca, a análise dos dados demonstrava que se tratava de um bom negócio, alinhado ao planejamento estratégico vigente, e que as margens de refino naquele momento eram altas. Além disso, processar petróleo pesado do campo de Marlim e transformá-lo em derivados (produtos de maior valor agregado) permitiria à companhia capturar melhores margens, estratégia que foi respaldada por duas consultorias de renome.

"Pasadena é uma refinaria de 100 mil barris por dia, em localização privilegiada, num dos principais hubs de petróleo e derivados nos Estados Unidos, um dos maiores mercados mundiais de derivados, está num local onde várias refinarias têm um conjunto de operações, favorecendo essa movimentação de carga e a parceria entre refonadores", ressaltou Graça Foster.

Desde 2006, esclareceu a presidente, "houve diversas alterações no cenário econômico e no mercado de petróleo - tanto brasileiro quanto mundial - como a crise econômica de 2008, que reduziu as margens de refino e o consumo de derivados, e a descoberta do pré-sal, levando a companhia a rever suas prioridades. 

Assim, o negócio originalmente concebido se transformou em um empreendimento de baixo retorno sobre o capital investido."

Assista ao trecho do vídeo em que a presidente falou sobre o assunto no Senado no Blog Fatos e Dados
CLIQUE AQUI E VEJA